"Reza quem é de rezar, brinca aquele que é de brincadeira
Quem é de paz pode se aproximar (...)"

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

O GRIOT foi lá e viu... COMBOIO AO QUILOMBO SÃO JOSÉ DA SERRA - Aniversário do Tio Mané (Parte 1)



Este vídeo é uma homenagem à tradição afro brasileira... 

Viva o jongo, viva os cumbas!
Agradecimentos especiais aos moradores do quilombo que mais uma vez nos receberam com muito carinho, aos viventes do comboio pela boa energia, e à GRIOT Andréia Fernandes pela dedicação de sempre.
Marcia Fonseca


quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Seminário MATRIZES DO SAMBA CARIOCA - Patrimônio Cultural Imaterial


O Iphan promove, em parceria com o Centro Cultural Cartola, dia 31 de agosto (sexta-feira), o Seminário Matrizes do Samba Carioca- Patrimônio Cultural Imaterial.

O evento será realizado das 09h às 17h no Auditório da Superintendência, localizado na Av. Rio Branco, nº 46 – 3º andar – Centro. Informações e inscrições limitadas: seminariosamba@gmail.com ou por telefone: (21) 2233-6837


O Seminário tem como objetivo discutir os avanços do Plano de Salvaguarda do Samba como Patrimônio Imaterial, bem como novas ações possíveis para sua valorização.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Seu Cabelo

Essa publicação eu dedico aos meus queridos alunos da E. M. Prof.ª Catharina da Silveira Cordeiro (Cabo Frio/RJ), meus GRIOTzinhos, e à todos que estão na resistência...
Marcia Fonseca

O Diário Preto em sua luta pela valorização de nossa identidade, tem o prazer de apresentar o vídeo "Seu Cabelo", uma poesia de Jairo Pereira.,

...Só ele pode ficar liso
Só ele pode ficar enrolado
Só ele pode ficar Black Power
Só ele pode ficar levemente encaracolado
Ele fica bem curtinho
Ele fica ótimo de trança
Ele é maravilhoso comprido
Ele é o único que dança qualquer dança...

Seu Cabelo

video

A produção de “Seu Cabelo” está no canal youtube Diário de Preto, criado por Jairo, que tem o objetivo de tratar as raízes afro-diaspóricas através da denúncia, do entretenimento e da cultura. 
A poesia que esta no vídeo fiz a princípio para uma sobrinha, depois de um dia que ela chegou chorando em casa querendo alisar o cabelo pois na escola xingavam ela. Fiz com inspiração na minha vida ao lado de muitas mulheres negras, minha família matriarcal me fez recordar o pente de ferro no fogo, minhas irmãs brincando de toalha na cabeça, e das mulheres pretas que nunca tiveram seus cabelos naturais, alisam desde crianças, resquício de uma escravidão psicológica que até hoje é mais forte que a escolha. Decidi transformar em vídeo, pois infelizmente alguns casos aconteceram na mídia, e o assunto ficou evidente. Eu precisava dar uma resposta e escolhi esta maneira. Algo poético e doce, para as mulheres e homens refletirem sobre o assunto. Tentativa minha de resgatar uma parte do amor por nossas raízes e naturalidade estética - conta Jairo para a Feira Preta.


STJ firma jurisprudência em defesa das minorias

ESPECIAL

Uma das bases fundamentais dos direitos humanos é o princípio de que todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. Discriminação e perseguição com base em raça, etnia ou opção sexual são claras violações desse princípio. Assim, não é de estranhar a quantidade de pedidos que a Justiça brasileira tem recebido de indivíduos pertencentes às chamadas “minorias” – comemo os homossexuais, negros, índios, portadores do vírus HIV ou de necessidades especiais, entre outros –, que buscam no Judiciário a proteção institucional de seus interesses. 
Ao longo de sua história, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) vem firmando jurisprudência em prol dessas “minorias”, como, por exemplo, ao reconhecer a possibilidade de união estável e até mesmo de casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, ou ao determinar o pagamento de dano moral a uma comunidade indígena, alvo de conflitos com colonos em assentamento irregular nas terras dos índios. 

O STJ também, em decisão inédita, já classificou discriminação e preconceito como racismo, além de entender que é cabível a isenção de tarifa de transporte público para portador do vírus HIV.

O papel do STJ na efetivação dos direitos desses segmentos da sociedade tem sido reconhecido não só no meio jurídico, mas em todos os lugares onde existam pessos dispostas a combater a discriminação. “O STJ detém o título de Tribunal da Cidadania e, quando atua garantindo direitos de maneira contramajoritária, cumpre um de seus mais relevantes papéis”, afirma o ministro Luis Felipe Salomão. 

Relações homoafetivas
Racismo 

Índios

Portadores de HIV

Necessidades especiais 

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Jongueiros de fé, nós estávamos lá e vimos o Tio Mané mais vivo que nunca!!!!










''Existe alguma coisa que nos inclui, a todos. Eu não sei bem que nome dar a ela.
Eu só sei que estamos irremediavelmente comprometidos. Todos !!!
Uns com os outros. E é impossível escapar sozinho.
A porta é estreita. Mas a gente só passa carregando os outros conosco''

terça-feira, 7 de agosto de 2012

MEMÓRIAS e TRADIÇÕES

MEMÓRIAS e TRADIÇÕES 
Arraial Do Cabo

Puxada de rede, atividade pesqueira muito "encenada", entre os grupos de cultura popular brasileira.


Link da imagem original:
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=109431512475370&set=a.109431435808711.18442.100002255660171&type=1&theater 

GRIOT

Pesquisa, difusão e memória em tradições brasileiras

domingo, 5 de agosto de 2012

Olimpíadas Londres 2012 - BOLT crava 9s63, bate recorde olímpico



BOLT crava 9s63, bate recorde olímpico e leva bi nos 100 m

Caramba, como os negros dominam as provas de atletismo!!!
Na Jamaica não tem só Bob Marley, galera, rs, tem um montão de coisas maravilhosas, como o recordista mundial, olímpico, nos 100 metros rasos Usain BOLT, 2º lugar Yohan Blake!!!!

É o RAIO!

Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Olimpíadas Londres 2012 - Afrodescendentes: Em defesa do cabelo de Gabby Douglas



Afrodescendentes: Em defesa do cabelo de Gabby Douglas:
Gabby Douglas está representando o seu país com muito orgulho nas Olimpíadas. Ela é equilibrada quando sob pressão (...)

Missões Quilombo