"Reza quem é de rezar, brinca aquele que é de brincadeira
Quem é de paz pode se aproximar (...)"

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

(2) GRIOT visita GRUPO GINGA DE CORPO Cabo Frio - Samba de roda "Santo Antônio eu quero água"

Samba de roda "Santo Antônio eu quero água" 
Principais aspectos abordados sobre Samba de Roda: ‘SAMBA DE RODA, HISTÓRIA, CANTIGAS TRADICIONAIS e TIPOS de SAMBA DE RODA’.
.Expressão essencialmente AFRO-BRASILEIRA, descendente direta dos batuques, destacando-se a beleza do samba de mulheres (sambadeiras), que se desenvolveu originariamente na Bahia, provavelmente no XIX, mais especificamente no recôncavo baiano (como por exemplo Santo Amaro, Candeias, Cipó), ligada ao culto dos Orixás e Caboclos nos terreiros de candomblé, umbanda, assim como à fé católica, em festas Juninas e da Boa Morte, e em praça após rodas de capoeira. Destacamos nesta oficina a "Turma de Bimba", onde destacavam-se as célebres baianas do Candomblé como por exemplo Mãe Alice, Nita, entre as décadas de 50 e 60. Exemplo de sambadeiras mais tradicionais Dona Edith do Prato, Nicinha Raizes De Santo Amaro, e numa "pegada" mais contemporânea, versão palco, destacamos Mariene de Castro.
Destacamos p elemento coreográfico fundamental que é a UMBIGADA.
TIPO de SAMBA DE RODA abordado na oficina SAMBA CORRIDO. Abordagem teórica sobre o Samba Chula.
Reconhecida pelo IPHAN como Patrimônio Cultural Brasileiro em 2004, e pela UNESCO como Obra Prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade em 2005.


domingo, 20 de dezembro de 2015

Vivências GRIOT - Jongo e Samba de Roda visita o GRUPO GINGA DE CORPO - ...

Principais aspectos abordados sobre Samba de Roda: ‘SAMBA DE RODA, HISTÓRIA, CANTIGAS TRADICIONAIS e TIPOS de SAMBA DE RODA’.
.Expressão essencialmente AFRO-BRASILEIRA, descendente direta dos batuques, destacando-se a beleza do samba de mulheres (sambadeiras), que se desenvolveu originariamente na Bahia, provavelmente no XIX, mais especificamente no recôncavo baiano (como por exemplo Santo Amaro, Candeias, Cipó), ligada ao culto dos Orixás e Caboclos nos terreiros de candomblé e umbanda, assim como à fé católica, em festas Juninas e da Boa Morte. em praça após rodas de capoeira. Destacamos nesta oficina a "Turma de Bimba", onde destacavam-se as célebres baianas do Candomblé como por exemplo Mãe Alice, Nita, entre as décadas de 50 e 60. Exemplo de sambadeiras mais tradicionais Dona Edith do Prato, Nicinha Raizes De Santo Amaro, e numa "pegada" mais contemporânea, versão palco, destacamos Mariene de Castro.
Destacamos p elemento coreográfico fundamental que é a UMBIGADA.
TIPO de SAMBA DE RODA abordado na oficina SAMBA CORRIDO. Abordagem teórica sobre o Samba Chula.
Reconhecida pelo IPHAN como Patrimônio Cultural Brasileiro em 2004, e pela UNESCO como Obra Prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade em 2005.



Professores de Cabo Frio, fazem protesto criativo contra atrasos nos ven...

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

"CIRCULADÔ GRIOT" andanças periféricas visita GRUPO GINGA DE CORPO de capoeira e realiza oficina de Jongo e Samba de Roda


Vivências GRIOT - Oficina de Jongo e Samba de Roda visita o GRUPO GINGA DE CORPO - Contra mestre Carvoeiro. Protagonismo do preto, pq representatividade importa!


Principais aspectos abordados sobre Samba de Roda: ‘SAMBA DE RODA, HISTÓRIA, CANTIGAS TRADICIONAIS e TIPOS de SAMBA DE RODA’.
.Expressão essencialmente AFRO-BRASILEIRA, descendente direta dos batuques, destacando-se a beleza do samba de mulheres (sambadeiras), que se desenvolveu originariamente na Bahia, provavelmente no XIX, mais especificamente no recôncavo baiano (como por exemplo Santo Amaro, Candeias, Cipó), ligada ao culto dos Orixás e Caboclos nos terreiros de candomblé e umbanda, assim como à fé católica, em festas Juninas e da Boa Morte. em praça após rodas de capoeira. Destacamos nesta oficina a "Turma de Bimba", onde destacavam-se as célebres baianas do Candomblé como por exemplo Mãe Alice, Nita, entre as décadas de 50 e 60. Exemplo de sambadeiras mais tradicionais Dona Edith do Prato, Nicinha Raizes De Santo Amaro, e numa "pegada" mais contemporânea, versão palco, destacamos Mariene de Castro.
Destacamos p elemento coreográfico fundamental que é a UMBIGADA.
TIPO de SAMBA DE RODA abordado na oficina SAMBA CORRIDO. Abordagem teórica sobre o Samba Chula. 
Reconhecida pelo IPHAN como Patrimônio Cultural Brasileiro em 2004, e pela UNESCO como Obra Prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade em 2005.