"Reza quem é de rezar, brinca aquele que é de brincadeira
Quem é de paz pode se aproximar (...)"

sexta-feira, 3 de maio de 2013

X TAMBORES DOS ANJOS - Cultura popular GRIOT

3 de maio · · Tiradas em Arraial do Cabo


MOVIMENTO CRIOLO " 'tamo' aí mandando brasa!"
(Coletivo de pessoas em prol da cultura afro popular brasileira)
Arraial do Cabo, no alto do Morro da Cabocla (RJ)

10º TAMBORES DOS ANJOS - Roda de cultura popular
TABULEIRO da MARTINHA e GRIOT apresentam o CINE CAIXA D'ÁGUA, com a exibição do filme KIRIKU e os animais selvagens. Censura livre. Capoeira, Samba de Roda, Hip hop, batalha de passinhos, e muito mais!

"O CRIOLO quer colar pra somar... Sempre foi assim... Ham? O que vivi, acho melhor não desacreditar, fio!

E se fosse pra ter medo dessa estrada
Eu não estaria há tanto tempo nessa caminhada
Artista independente leva no peito a responsa, tiozão
E não vem dizer que não
Um lance, uma passagem, o tabuleiro causa medo
O teu olhar é o desenho do desespero, e já era!
Tua rainha tá ciscando, já era!
Vai caí o rei!"

O público alvo são as crianças do Morro da CABOCLA, comunidade "esquecida" de Arraial do Cabo. O acesso é pela rua Tomé de Souza (ao lado do cemitério),
Caixa D’água da PROLagos.
PARABÉNS produtora "Prata da casa" Andreia Fernandes, e a idealizadora do evento CINE Caixa D'Água Marta Fonseca.
Muita gente que ajudou com equipamentos/instrumentos, levando refrigerante pra garotada, copo descartável, assim como balas, pipocas, livros, revistas para doarmos a comunidade, foi SUPER bem vindo o fortalecimento, nessa ação coletiva em busca de valorização da nossa história e cultura afrodescendente!

AGRADECIMENTOS ESPECIAIS aos apoiadores ICMBio (Instituto Chico Mendes da Conservação da Biodiversidade/RESEX Mar - Arraial do Cabo), Alex Alex Côrtes (Xaréu Produções), Izabel Pimentel, Bar do Katy, comércio do Morro da Cabocla: Bar da Lucinha, Padaria do Sergio, Lanchonete do Maurinho, Bar do Gilmar, Senhor Dico, Edson, Bar da Andreia, Fundação Municipal de Arraial Meio Ambiente, e aos amigos de várias localidades... Não é fácil se deslocar na região, mas mesmo assim a galera chegou: Duca Furtado e Daniel Félix (Sambanasola Rio Brasil, Iguaba Grande), Flávio Kwinim Bastos Gonçalves (Jongados na vida) e Fabiele Melo (São Pedro da Aldeia), Fábio Emecê, Rose Cintra, Baronesa Fonseca, João Joao Fonseca, Cristiane, Cat, Maria Maria Victória Fonseca, Carla Cardoso Batista, Davi, Bruno Teixeira, Sebastian Julio Desouza Souza, Andrea Tinoco e Virgínia Carvalho, Josimaria da Silva!

MUITO OBRIGADA a galera do MORRO DA CABOCLA, principalmente as crianças e adolescentes, que estavam presente com muito entusiasmo!
Agrademos quem estava e quem não estava conosco mais que compartilham dessas ações ideológicas e culturas, como Eliane Mattozo, Aline Mareá entre outros!

Axé de todo ser, e vamos juntos RESISTIR e DIFUNDIR esses saberes... Quem gosta do trabalho do GRIOT pedimos que se APROXIMEM, e "simbora"!

TODA 1º sábado do mês nos reunimos, venha UMBIGAR conosco! /0\ :D

GRIOT
Pesquisa, difusão e memória em tradições afro brasileiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada e bons ventos!