"Reza quem é de rezar, brinca aquele que é de brincadeira
Quem é de paz pode se aproximar (...)"

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Exposição fotográfica e lançamento do CD Jongo no Sudeste – São Paulo

Começa no próximo dia 15 de maio a exposição fotográfica e o lançamento do CD, Jongo no Sudeste-São Paulo. O Evento vai acontecer em Guaratinguetá (SP) e é uma realização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em conjunto com o Jongo do Tamandaré, Quilombolas e a Prefeitura Municipal da cidade. As imagens foram feitas pelo fotógrafo Reinaldo Meneguim, em janeiro de 2013, durante a gravação do CD. A exposição apresenta cinquenta imagens que foram selecionadas pelos próprios jongueiros, sendo dez de cada grupo. 
O jongo é uma forma de expressão afro-brasileira que integra percussão de tambores, dança coletiva e práticas de magia. No Brasil, o jongo consolidou-se entre os escravos que trabalhavam nas lavouras de café e cana-de-açúcar, no sudeste brasileiro, principalmente no vale do Rio Paraíba. Trata-se de uma forma de comunicação desenvolvida no contexto da escravidão e que serviu também como estratégia de sobrevivência e de circulação de informações codificadas sobre fatos acontecidos entre os antigos escravos por meio de pontos que os capatazes e senhores não conseguiam compreender.
O Jongo no Sudeste foi registrado como Patrimônio Cultural Brasileiro em 15 de dezembro de 2005. Além dos grupos de São Paulo – Jongo de Quilombolas (Guaratinguetá), Jongo de Piquete (Piquete), Jongo Mistura da Raça (São José dos Campos), Jongo Dito Ribeiro (Campinas) – abrange também grupos nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. O reconhecimento do Jongo como Patrimônio Nacional faz parte do Programa Nacional de Patrimônio Imaterial (PNPI).
Serviço:
Exposição fotográfica Jongo no Sudeste
Abertura: 15 de maio às 19hs
Visitação: 15 a 30 de maio de 2014
Local: Secretaria de Cultura, Sala de exposições, Rua Sete de setembro, 69, Centro
Guaratinguetá – SP
Saiba mais em http://portal.iphan.gov.br/portal/montarDetalheConteudo.do?id=18430&sigla=Noticia&retorno=detalheNoticia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada e bons ventos!