"Reza quem é de rezar, brinca aquele que é de brincadeira
Quem é de paz pode se aproximar (...)"

domingo, 10 de agosto de 2014

PROGRAMAÇÃO III VIVÊNCIAS GRIOT

Um olhar sobre CORPOREIDADE E ESTÉTICA DA MULHER NEGRA a partir de vivências em expressões afro-brasileiras. ...
Atividades: Dança Afro contemporânea, Capoeira, Jongo, Samba de Coco, Ciranda Praieira, Oficina de turbantes entre outros parangolés.

O (Black Agost) Agosto Negro surgiu na década de 70 na Califórnia, nos Estados Unidos, caracterizando-se como um mês de grande significado para a cultura negra por ser uma data de resistência contra à repressão e de esforços individuais e coletivos contra o racismo.
Na época, o movimento foi comandado pelo grupo americano Black/New Afrikan Liberation Moviment e nasceu a partir de ações de homens e mulheres que lutaram contra as injustiças sobre os afro descendentes.
A repercussão positiva do movimento negro norte-americano originou adaptações do Black Agost à realidade local de outros países – como Cuba, Jamaica, África do Sul, França e Rússia – que enfrentam a discriminação e desigualdade racial.
Objetivos gerais:
. Estabelecer movimento concentrado de esforços individuais e coletivos para o enfrentamento do racismo estrutural e suas consequências sociais.
. Pesquisar, difundir e preservar a memória de manifestações do patrimônio imaterial nacional;
Objetivos principais:
. Valorização da corporeidade e da estética negra através de vivências em cultura afro.
Atenção: Faça sua inscrição no III VIVÊNCIA EM DANÇA AFRO CONTEMPORÂNEO com Aninha Catão. griot_culturapopular@hotmail.com
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada e bons ventos!