"Reza quem é de rezar, brinca aquele que é de brincadeira
Quem é de paz pode se aproximar (...)"

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

JÁ ESTÁ APROVADO, é o início do sistema de COTAS as regras já estão valendo para 2013, os REACIONÁRIOS tremem de raiva!

JÁ ESTÁ APROVADO, é o início do sistema de COTAS as regras já estão valendo para 2013, os REACIONÁRIOS tremem de raiva!!!!!

50% das vagas de universidades federais serão reservadas para quem cursou todo o ensino médio em escolas públicas. Metade dessa cota, ou seja, 25% do total de vagas ficarão apenas com os alunos com renda familiar de até um salário mínimo e meio (hoje R$ 933) por pessoa.

Essas vagas deverão ser preenchidas, de acordo com a lei, por critérios raciais. Ou seja, dos 50% reservados, um percentual variável de acordo com cada estado será destinado a pretos, pardos e indígenas. O percentual será definido segundo a proporção dessas raças na população de cada estado segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Essas mesmas regras valem também para os institutos de ensino técnico federais. Nesse caso, serão beneficiados os alunos que cursaram todo o ensino fundamental em escolas públicas. No caso do ensino superior, as universidades poderão utilizar como critério de seleção a nota obtida pelos alunos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Aplicação progressiva
De acordo com o decreto, as universidades e os institutos de ensino técnico federais terão até 2016 para cumprir totalmente as novas regras. Até lá, deverão ser reservados percentuais progressivos: 12,5% em 2013, 25% em 2014, 37,5% em 2015 até os 50% de 2016.

É isso, é o caminho... todos devem ter o direito de ACESSO ao conhecimento!

Leia mais em: 
http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/EDUCACAO-E-CULTURA/427879-COTAS-NAS-UNIVERSIDADES-APROVADAS-PELO-CONGRESSO-VALEM-JA-PARA-2013.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada e bons ventos!